top of page

Perguntas Frequentes 

  • Como enviar os documentos necessários de matrícula?
    Você não precisa se preocupar em levar sua documentação ao polo presencial, pode enviar todos os documentos solicitados dentro do seu portal da seguinte forma: Acesse o link https://www.colaboraread.com.br/login/auth > Serviços Online > Documentos pendentes > Enviar documentos. E caso esteja com dificuldade para envio nos mande uma mensagem pelo nosso canal oficial no WhatsApp para que nosso time Acadêmico clicando aqui!
  • Qual a relação de documentos que preciso encaminhar?
    Os documentos solicitados são: Certidão de nascimento/casamento; RG; CPF; Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado/Diploma de Conclusão do Ensino Médio.
  • Como pagar minhas mensalidades?
    Para gerar o boleto da mensalidade acesse seu portal clicando aqui e siga o passo a passo abaixo: Clique em Serviços Online Selecione a opção Financeiro Clique em Boletos e escolha o semestre vigente Na coluna *Impressão* selecione o boleto que deseja realizar o pagamento e clique no ícone de código de barras para imprimir Selecione a opção de pagamento (via boleto ou cartão de crédito)!
  • Qual vencimento das mensalidades?
    Todos seus boletos tem o vencimento para o dia 13° dia útil de cada mês (considerando o sábado), mas pagando até o quinto dia útil você ganha mais 10% de desconto na sua mensalidade e economiza no seu pagamento!😁
  • Paguei minha mensalidade, mas ainda não foi baixada, o que fazer?
    O prazo para baixa dos pagamentos (boletos e cartões) são efetuados em até cinco dias úteis após a efetivação do pagamento, se fez o pagamento e após esse prazo a sua mensalidade ainda não estiver baixada em sistema, nos envie uma mensagem e seu comprovante de pagamento para que possamos te auxiliar! obs - O comprovante/demonstrativo de agendamento não é válido para análise, pois para efetivação da baixa o banco verifica o saldo disponível em conta.
  • Está ocorrendo erro ao gerar o boleto, como proceder?
    Todo boleto, para ter validade de pagamento, precisa ter um registro no banco. Este registro acontece de forma online entre Kroton e Santander, via PDA. Contudo, em alguns casos, há inconsistência neste registro e, ao tentar fazer a emissão pelo Portal, pode aparecer essa mensagem de erro para tentar novamente no próximo dia útil, conforme imagem abaixo: Nestes casos você pode aguardar, pois não será prejudicado com as datas de pagamento, ou pode nos contatar para te enviarmos o boleto clicando aqui!
  • O que é cobrado em meu boleto?
    No boleto de mensalidade há informações importantes sobre o seu financeiro. Entenda o que está sendo cobrado: Localizou alguma divergência? Nos contate para que possamos te auxiliar clicando aqui!
  • Como acessar meu ambiente virtual de aprendizagem?
    Você estuda pelo portal Colaborar – AVA, que você pode acessar através do link https://www.colaboraread.com.br/login/auth ou pelo seu portal do aluno https://login.kroton.com.br clicando em “Estudar” após fazer o login. No portal é onde você acessa suas disciplinas, assiste, lê e estuda os conteúdos, faz as atividades e provas, fala com o seu tutor sobre todas suas dúvidas de conteúdo e atividades. Lá você também consegue gerar suas mensalidades, solicitar atestado de matrícula, carteirinha de estudante, histórico escolar e outros serviços! Por isso é importante que acompanhe seu portal semanalmente, para verificar prazos, resposta, suas notas e estar sempre em dia com as suas disciplinas! Restou alguma dúvida? Clique aqui e acesse nosso manual!
  • Como estudar no AVA?
    Para facilitar o entendimento, fizemos um material completo de acesso e dicas de estudo para te auxiliar nessa etapa, clique aqui e acesse!
  • Como verificar minhas notas?
    Você consegue verificar as notas de cada atividade da sua disciplina de uma forma muito simples, basta seguir o passo a passo abaixo: Acessar seu AVA Clicar em “Entrar Clique na seta em frente a disciplinas Selecione “Visualizar Pontos” Em seguida, aparecerá a nota da disciplina e de cada atividade!
  • Como falar com o tutor?
    Quando tiver alguma dúvida sobre o conteúdo ou atividade você pode contatar o seu tutor! Para isso, acesse seu portal, clique em ENTRAR no seu curso > opção Apoio ao Estudo > clique na setinha em frente a “Mensagem para o tutor” > Tutor regular, depois é só preencher o Assunto, selecionar a prioridade e escrever sua mensagem, você também pode anexar arquivos se necessário, após isso basta clicar em Enviar Mensagem. Lembrando que a resposta do tutor não é imediata então é importante mandar sua dúvida o quanto antes, leva em torno de 5 dias úteis para que tenha uma devolutiva.
  • Como solicitar um atestado de matrícula?
    Precisa de uma declaração que está estudando com a gente? É bem simples, basta seguir o passo a passo abaixo: 1. Acesse seu portal clicando aqui 2. Clique em ENTRAR no seu curso 3. Opção Serviços Online 4. Solicitações de Serviços, nessa parte terá diversas solicitações 5. Clique em nova solicitação em frente a opção de Atestado de Matrícula para solicitar o documento
  • Como gerar sua carteirinha estudantil?
    Você pode emitir a sua carteirinha de estudante seguindo os passos abaixo: Acesse seu portal clicando aqui Serviços Online Solicitações de serviços Carteirinha de Estudante EAD Ou por esse procedimento: Pelo site https://alunodigital.anhanguera.com No canto esquerdo clique em Secretaria Carteirinha de Estudante Definir foto
  • Como gerar meu histórico?
    Acesse seu portal Clique em ENTRAR no seu curso Opção Serviços Online Solicitações de Serviços Clique em nova solicitação em frente a opção de Histórico Escolar.
  • Como funciona a prova?
    Ao final de cada disciplina que você estuda em seu portal há a Prova Presencial da Disciplina que vale 5000 pontos, a pontuação mínima da prova é de 1500 pontos, no momento essa prova está sendo realizada de forma online, portanto você pode fazer de onde estiver e no dispositivo que preferir! O formato da prova é compatível tanto com desktops quanto com aparelhos móveis.
  • Como acesso a prova digital?
    O acesso é bem simples, é feito pelo seu portal AVA, clique aqui para acessa-lo e siga as orientações abaixo: Faça o login com seu usuário e senha Clique em Serviços Online Entre em Agendamento de Prova Digital Copie seu RA e Localizador informado na página Acesse o link da prova e preencha com os dados (RA e Localizador) Clique em ACESSAR PROVA Selecione “Li e concordo com as orientações gerais” e INICIAR PROVA.
  • Quanto tempo tenho para fazer a prova digital?
    Após o início da prova você possui 3h corridas para concluir ela e é contabilizada assim que você clica em “Iniciar Prova”. Você pode sair da página se precisar, porém o relógio continuará em andamento no período em que não estiver na página da prova, então lembre-se de reservar um tempo para fazer a prova para que não perca o período indicado! Caso inicie a prova no último dia e com menos de 3 horas para a finalização do período de aplicação, o encerramento da prova será na data indicada na disciplina, tendo assim menos tempo para realização, por isso, não deixe para a última hora!
  • O que acontece caso eu não atinja a pontuação mínima da prova (1500 pontos)?
    Fique tranquilo, quando perde a data de realização da Prova Presencial da Disciplina você pode solicitar a Segunda Chamada de Prova para que possa realizar ela, a solicitação tem uma taxa e é disponibilizada de acordo com a data indicada dentro da disciplina, no final do semestre. Fique atento a data limite da solicitação de segunda chamada, caso tenha dúvida sobre a data pra solicitação ou valor da taxa, nos contate por nosso canal Acadêmico para mais informações. Para que possa solicitar a segunda chamada, clique aqui para entrar em seu portal e siga o processo abaixo: Serviços Online Solicitações de Serviços Segunda Chamada de Prova e Exame Nova solicitação Seleciona a prova e o motivo e CONFIRMAR.
  • O que são Atividades Complementares?
    As Atividades Complementares são atividades que o aluno faz fora da sala de aula (extracurriculares) para complementar sua formação acadêmica. Elas são obrigatórias para todos os alunos de graduação e podem ser cumpridas até a conclusão do seu curso, portanto não deixe pra última hora! Estas atividades precisam ser pertinentes ao curso de graduação escolhido pelo aluno, pois o objetivo é que o estudante tenha uma formação mais completa e integralize seu currículo com estas atividades. Para verificar a quantidade de horas que precisa enviar acesse https://login.kroton.com.br > Meus Cursos > Atividades Complementares. Para que suas horas sejam contabilizadas você pode nos enviar uma foto dos certificados pelo nosso canal no WhatsApp, clicando aqui!
  • Quais Atividades Complementares são aceitas?
    Esses são alguns exemplos de atividades que são aceitas como complementares: × Estágio Curricular Não obrigatório; × Programas de iniciação científica; × Projetos de ensino, pesquisa e extensão; × Participação em cursos, seminários, simpósios, conferências, palestras e encontros; × Atividades desenvolvidas nos Órgãos Suplementares de vinculação dos cursos, desde que não caracterizadas como inerentes às disciplinas da graduação e cumpridas em horário não coincidente com o regular da matrícula do discente; Caso tenha feito alguma atividade extracurricular e ela não esteja nessa lista, nos envie pelo nosso canal oficial no WhatsApp clicando aqui que encaminhamos para o setor responsável analisar!
bottom of page